3 passos (e ferramentas) para planejar minhas fotografias de paisagens antes de sair de casa
Fala galera! Essa semana eu to pegando firme planejando minha próxima viagem fotográfica que vai ser para os alpes e parte da Itália. Para isso, eu to usando algumas ferramentas e resolvi compartilhar o passo a passo com vocês, já que ia quebrar meu galho (do planejamento) e o de vocês, para aprender esse processo que muitos fotógrafos famosos usam.
Antes de começar, já seguiu a gente no Instagram? Aproveita esse momento pra seguir lá, pois agora estamos focados em colocar dicas curtas e rápidas que vão melhorar muito a sua vida! Sem mais delongas, vamos lá!
1. 500px e Instagram
Em primeiro lugar, quando você vai para um lugar que você não conhece, você precisa saber quais são os points para fotografar. Tem duas ferramentas para isso: o instagram, que é super famoso, e o 500px, que eu até prefiro por ser mais focado em fotografias profissionais. Isso não é novidade, pois já falamos em um vídeo recente.
Hoje, eu vou mostrar aqui para vocês como que eu faço a busca lá no 500px para o meu caso, que é uma bela fotografia do matterhorn.
Se você abrir o 500px e digitar “matterhorn” você de cara já vai ver várias fotos legais de lá. No caso dessa aqui, eu quero saber onde é o lugar desse fantástico reflexo, e o próprio fotógrafo já deixa aqui na descrição da foto a dica: stellisee, por coincidência ele diz que a melhor época é em outubro. Oba! Vambora dar mais uma olhadinha em mais fotos de lá.
Com certeza é lá que eu quero ir. Todas as fotos são bem parecidas. Só que agora eu tenho que descobrir onde é, como chega, e qual a melhor hora. Vamos usar o Google Earth para descobrir tudo isso.
2. Google Earth
Com o Google Earth eu consigo planejar com grandes detalhes a minha foto. Isso não só pelo local, mas pela hora, e até pela iluminação que eu vou pegar no dia e hora que eu quero ir.
Como usar? É muito fácil. É só digitar o nome do lugar que você quer ir e explorar o mapa usando a bussola e a visão aqui no canto de cima. Bora ver:
Excelente. Agora eu vou ver qual a melhor hora para ir... se é no por do sol, ou no nascer do sol.
Bom, se eu quiser pegar o sol explodindo atrás da montanha, melhor o por do sol. Mas, se eu quiser pegar ela com a iluminação fraquinha da manhã e cores mais leves, melhor no nascer do sol. É só ver a barrinha ali em cima para achar a hora que você vai ter que estar lá!
Outra coisa que eu preciso ver é: como chegar lá. O Google Earth é legal porque você consegue enxergar algumas trilhas. E no meu caso aqui, provavelmente eu vou ter que pegar algum dos lifts de montanha para chegar lá e fazer uma caminhada.
3. Google Maps
Agora que eu já sei o quê e o quando, falta o como. Nada como usar o Google Maps para chegar no destino certo. Vou selecionar aqui meu hotel, e o destino para saber como chegar lá.
Pronto.
Agora é só enviar essa rota para o meu email pessoal para eu guardar.
Ah, galera! Um extra: uma dica muito importante é você salvar o mapa offline sempre no seu celular. Eu já fui para lugares onde não tinha internet, e isso quebrou muito meu galho.
Valeu, pessoal! Entenderam? É bem fácil né? Espero que tenham gostado! Se sim, deixa um like, compartilha com os amigos e fica ligado para o próximo vídeo. Tchau, tchau!