Louis Wolf

View Original

Rota dos Parques da Patagônia - Roteiro e Pontos Importantes

Olá, Galera!

Como dito no nosso YouTube, dividimos em cinco partes essa rota incrível que foi inaugurada recentemente pelo governo do Chile. Claro que não passamos pelos 17 parques, e fizemos uma passagem pela Argentina (Parque Nacional dos Glaciares) para fotografar novamente o Fitz Roy, o Cerro Torre e outras paisagens impressionantes. Segue as nossas percepções resumidas aqui, e o mapa:

1.      Região dos Lagos e Vulcões Chilenos

Pontos de Interesse: Vulcão Osorno, Cachoeiras de Petrohue, Parque Alerce Andino
Estradas: Boas
Cidades e Estrutura: Boas
Paisagens: Boas

Um local turístico e boa porta de entrada para se ambientar, se equipar e descansar um pouco. É a porta de entrada para a Carretera Austral com grandes paisagens. Vale a pena a ida com a câmera!

2.      Carretera Austral

Pontos de Interesse: Parque Pumalin, Parque Queulat, Parque Cerro Castillo, Parque Patagônia
Estradas: Péssimas
Cidades e Estrutura: Incipiente
Paisagens: Incríveis

A Carretera Austral não é para iniciantes. Se quiser ir, tenha em mente grandes percursos sem muito conforto e alugue um carro robusto por causa dos buracos e das estradas de rípio. Vá equipado com comida, água e combustível suficiente para ficar de boa em alguns trechos isolados. Faça as trilhas e visite os parques que tem paisagens incríveis e totalmente inexploradas.

3.      Rota 40 (Argentina)

Pontos de Interesse: Parque Perito Moreno
Estradas: Boas
Cidades e Estrutura: Quase Inexistente
Paisagens: Quase Inexistentes (Não fomos no Parque Perito Moreno)

Esse trecho da Rota 40 entre Chile Chico e El Chaltén não tem grandes atrativos para fotografia, exceto pelo Parque Perito Moreno, o qual não visitamos. Dormimos no caminho em Las Horquetas para quebrar a viagem e descansar um pouco. Vá com uma playlist caprichada e dirija nessas retas infinitas da Argentina.

4.      El Chaltén e El Calafate

Pontos de Interesse: Parque Nacional dos Glaciares (Fitz Roy, Cerro Torre, Lagunas)
Estradas: Boas
Cidades e Estrutura: Boas
Paisagens: Incríveis

Muita gente já conhece esse trecho por conta de El Calafate. El Chaltén é uma cidadezinha incrível com estrutura e dezenas de trilhas do fácil ao difícil. As paisagens de montanha são sensacionais, principalmente no outono. Recomendo totalmente para fotografia!

5.      Torres del Paine

Pontos de interesse: O próprio parque Torres del Paine
Estradas: Ruins (principalmente dentro do parque)
Cidades e Estrutura: Regular e Cara
Paisagens: Incríveis

Torres del Paine dispensa comentários. É uma das mecas da fotografia do hemisfério sul e até mesmo do mundo. As fotos dificilmente sairão ruins se você ficar um pouco mais (recomendo cinco dias). Infelizmente as estradas dentro do parque não são das melhores e a estrutura é cara (alimentação e hospedagem). Mas, se não valesse a pena eu não estaria indo pela segunda vez lá. ;-)

See this content in the original post