Minha expedição por Senja e Lofoten para fotografar Auroras Boreais e Paisagens
Por onde chegar:
Brasil - Oslo - Tromso
Quando ir:
Setembro, Outubro, Fevereiro e Março
Onde ficar:
Pousando em Tromso, você pode alugar um carro no próprio aeroporto e já partir direto para Senja (Aproximadamente 3h de carro). Se você optar assim, recomendo o hotel Hamn I Senja que tem casinhas top para você ficar de frente para as auroras em um lugar totalmente isolado e circundado pela natureza. É um pouco salgado, mas vale. No caminho para as ilhas Lofoten há várias hospedagens muito boas no Airbnb e no Booking. As legendas dos hotéis estão no mapa no final do nosso artigo.
O que fazer:
Aqui, desde Tromso até as Ilhas Lofoten o caminho é bastante apropriado para você fotografar as auroras. O que você vai ter que fazer só é procurar um local um pouco afastado das luzes da cidade, e de preferência com uma bela composição.
Lembrando a você, aventureiro padawan, que NÃO é certo de conseguir pegar as auroras. Elas dependem de uma série de fatores que eu explico nesse post aqui: 👉 Auroras Boreais 👈
Mas, mesmo que perca esse incrível espetáculo, você vai achar inúmeras paisagens naturais incríveis desde quando pegar o carro, até chegar nas ilhas do arquipélago ártico. Vamos por partes:
Em Senja:
Aqui eu fiquei hospedado no Hamn I Senja e aproveitei todo o vislumbre do local para as auroras e explorar a ilha. Foco para a Bergsbotn Utsiktsplattform e o Gryllefjord onde consegui umas fotos boas durante o dia (foto).
Se você quiser dar um role à noite para “caçar” as auroras, não tem problema. Eu não fiz isso pois achei várias composições dentro do próprio Hamn I Senja, e nada como não precisar ficar carregando toneladas de equipamentos para lá e para cá no meio do escuro e da neve.
Em Lofoten:
Aqui eu posso dividir em duas partes: O caminho até Lofoten, e o próprio arquipélago que está RECHEADO de bons points para fotografia. Lembrando que vou só falar aqui de alguns lugares, mas todos estão no mapa aí embaixo.
No caminho para Lofoten, acho que o grande destaque foi a Tjeldsundbrua Bridge, que rendeu uma foto maravilhosa de noite, e com as últimas Auroras da viagem. Já dentro das Ilhas Lofoten, os lugares mais tops são: O Eliassen Rorbuer em Hamnoy, A pequena vila de Reine com a montanha de chapéu de mago e a praia de Uttakleiv, que é uma das favoritas para os fotógrafos caçarem as auroras.
O mais legal é que o arquipélago é tão espetacular que tem milhões de pequenos lugares para você explorar e fotografar. Sua criatividade é o limite.
O que comer:
Na minha viagem eu sempre procurei comprar comida nos mercados e levar para os airbnbs e hoteis que reservei. Eu gosto de cozinhar, então para mim não foi problema nenhum e ainda fica BEM mais barato que comprar nos restaurantes. Você vai ter bastante facilidade de achar mercados no trajeto (no mapa abaixo) com frutos do mar, pães, vegetais, frutas, etc.
Principalmente para almoçar, os postos de gasolina oferecem lanches variados (cachorro quente local, pizza, hamburgueres). Se você não é chegado no junk food, compre uma saladinha para viagem nos mercados ou outras comidas como barrinhas, pães, sanduíches e etc.
Claro que você pode reservar um restaurante ou outro no caminho, mas aí eu deixo a seu critério pesquisar no TripAdvisor.
O que tomar cuidado:
Nevascas na estrada são perigosas. Então, dê uma olhada na previsão do tempo, e sempre prepare-se para algum tipo de demora extra (deslizamentos, bloqueio de estradas, etc.). Sempre vá devagar caso a estrada esteja coberta de gelo. É melhor chegar tarde do que não chegar. Evite dirigir à noite, mas se não tiver jeito, redobre a cautela.
Se você for sair de carro para caçar as auroras, dê uma sondada nas condições antes. O fato de dirigir à noite e ser pego em um imprevisto pode estragar sua viagem.
Custo (💰 💰 💰 💰 ):
Salgado. Infelizmente, para nós Brasileiros a Noruega é um país extremamente caro. Comida, hospedagem, aluguel de carro e gasolina, tudo isso soma bastante antes, durante e depois (com o cartão de crédito). Eu colocaria na faixa de 12 a 16 mil por pessoa, com os vôos, para uma viagem variando de simples a um certo nível conforto.
Nível de Aventura (🌋🌋🌋🌋🌋):
Excepcional. Se o preço é salgado como o Bacalhau, pelo menos as aventuras vão ser, talvez, as melhores que você já viu. Na minha humilde opinião, não há nada como ver as auroras boreais rasgando os céus em cima de você a noite toda. É algo que vale uma vida. Mesmo se você tiver o azar de não conseguir ver nenhuma aurora, vai aproveitar lugares incríveis que parecem ter saído de um filme de ficção.
Fotografias (📷📷📷📷📷):
Excepcional. Correndo o risco de ser repetitivo: as fotos aqui são de outro mundo. Em raros lugares no planeta você vai conseguir fotografias noturnas e diurnas com tanta beleza e particularidade. Até mesmo se você não for um fotógrafo profissional, vai voltar com grandes imagens.
Gostou? Então confere nossos vídeos para você ver um pouco mais do dia a dia da nossa trip!