Louis Wolf

View Original

Tudo o que você queria saber sobre Filtros ND (ND x ND Graduados x ND Variáveis)

Olá, pessoal! Tranquilo? Nas redes vocês sempre me perguntam sobre esse tema de filtros para fotografia de natureza e paisagens, e naturalmente até alguns anos atrás isso também era uma dúvida minha.

Para que eles servem? Qual a diferença entre eles? Quando usar cada um? Aqui nesse post eu vou desmistificar um pouco essa questão dos filtros para vocês, fazendo um comparativo entre os tipos mais comuns do mercado.

Para começar, ND quer dizer Neutral Density, ou Densidade Neutra. Esses filtros em uma linguagem bastante popular, são como um óculos escuro que fica na frente da lente para filtrar a quantidade de luz que chega ao sensor. Para quê? Para você fazer longas exposições em situações de claridade, equilibrar o alcance dinâmico, ou até mesmo filmar em condições perfeitas em uma quantidade apropriada de quadros por segundo.

Os filtros podem ser do formato quadrado ou redondo.

O filtro redondo é o mais fácil de se achar, e ele simplesmente se encaixa na frente da sua lente conforme o tamanho do bocal (55, 62, 77mm, etc). Normalmente, você vai achar nesse formato os filtros ND e ND Variáveis.

Já os filtros quadrados exigem uma peça extra que é chamada de holder ou simplesmente uma armação onde o filtro é encaixado antes do bocal da lente. Esses filtros geralmente são peças de vidro inteiras e achados nas categorias ND e ND Graduados.

Filtro redondo ND Variável K&F Concept ND2-ND32.

Filtro Quadrado ND K&F Concept ND 64

Quais as vantagens e desvantagens dos filtros redondos e quadrados?

Desvantagens dos Filtros Redondos:

A primeira desvantagem parece um pouco óbvia, mas, os filtros redondos de um determinado tamanho (por exemplo, 77mm) só servem nas lentes com aquele tamanho do bocal. Claro que você pode achar um adaptador para filtros maiores em bocais menores, mas o contrário fica difícil pois prejudica o desempenho do filtro.

A segunda desvantagem do filtro redondo é que alguns geram uma espécie de vinheta (principalmente os ND Variáveis), quando colocados na frente da sua lente. Isso pode ser um problema de filtros de uma qualidade mais baixa, mas são bem mais comuns que você imagina.

Vantagens dos Filtros Redondos:

A maior vantagem dos filtros redondos para mim são a portabilidade. É muito fácil você carregar, atarraxar, deixar na frente da lente e ir de um canto para o outro com eles. Fica quase imperceptível e sem grandes esforços de proteção para transportar.

Outra vantagem é o preço. É comum achar filtros redondos com um bom custo benefício, então, para quem está começando é uma ótima opção.

Desvantagens dos Filtros Quadrados:

Filtros quadrados são bem frágeis e complicados de carregar se você não está afim de ter muito cuidado (trilhas, mochilas apertadas, condições ruins de clima). Eu mesmo já quebrei dois: um soltou do holder pois estava mal colocado, e o outro tombou junto com o tripé e estilhaçou. Ambas as situações eram extremas (ventos fortes e local muito apertado).

Uma outra desvantagem é que esses vidrinhos quadrados são bastante carinhos. Uma marca de qualidade pode te arrancar fácil uns 100 dólares por um filtro padrão.

Vantagens dos Filtros Quadrados:

Os filtros quadrados têm uma confiabilidade excelente para fotos. Se você optar por uma boa marca, certamente vai ter resultados bastante bons, sem vinhetas, manchas e outras distorções que os filtros redondos podem colocar na foto.

Além disso, uma vantagem excelente deles é que você pode usar quase em qualquer tipo de lente adaptando o holder no bocal. Apenas as lentes mais convexas (fisheye, 14mm, 12mm, por exemplo) podem precisar de outro tipo de filtro e holder especiais.

Vamos agora finalmente as categorias de filtros, que podem existir dentro desses filtros quadrados e redondos: ND, ND Variável e ND Graduado.

Cada um desses filtros tem uma gradação estampada neles, que pode variar de bem claro (para filtrar só um pouquinho de luz) a muito escuro (para filtrar muito a luz).

Para que serve o filtro ND?

O filtro ND é aquele que é uniformemente preenchido com a densidade estampada nele. Popularmente, ele é de uma cor só, sem truques nem variações.

Esse filtro é o mais comum para você fazer as longas exposições tanto de poucos segundos quanto de minutos, dependendo da sua densidade. Em um post anterior eu explico por que é importante ter filtros mais fracos e mais fortes para gerar o efeito que você quer.

Manarola by Night - Feita com Filtro ND 1000 - 30 Seg., f/4, ISO 800, @16mm

Para que serve o filtro ND Variável?

Esse é um pouco parecido com o filtro ND uniforme, mas com a diferença que ele tem um mecanismo, geralmente de rosca, para aumentar e diminuir a gradação do filtro. Então, ele pode variar (por isso, ND variável) de uma intensidade mais fraca até uma mais forte para o efeito que o fotógrafo deseja.

Esse filtro geralmente é uma boa opção para quem está começando e não quer comprar um monte de filtros ND diferentes. Para aprendizado, e para executar fotos com as vantagens de ser portátil e rápido ele é excelente.

Para que serve o filtro ND Graduado?

O ND Graduado ou ND Grad é um pouco diferente dos anteriores pois ele forma um dégradé no vidro (por isso ND Graduado). Com isso você pode fazer alguns truques para balancear melhor o alcance dinâmico em uma foto, eliminando um pouco a claridade da parte de cima da imagem e mantendo a parte de baixo com a iluminação original.

Filtro ND Graduado K&F Concept Reverse ND8

Esses filtros também são sortidos por intensidades do dégradé e pela suavidade também. ND Grad Soft, para os dégradés suaves e ND Grad Hard para os dégradés mais marcados. Abaixo, temos à esquerda uma foto com o filtro ND Grad, e a direita uma foto normal

Espero que tenham gostado, pessoal! Grande abraço e boas fotos!