Louis Wolf

View Original

5 viagens na América do Sul para você fazer trilhas e fotografar paisagens em 2020

Olá, pessoal! 2020 chegou e você colocou aquela meta de virar um aventureiro e explorador ainda esse ano, mas a grana ainda tá curta. O que fazer? Não se preocupe que já te cobrimos e vamos mostrar lugares lindíssimos para fotografar e trilhar aqui do lado, na américa do sul.

Andes Peruanos (Peru)

Essa localização está virando uma febre entre os fotógrafos de paisagens, da mesma forma que a Patagônia há uns anos atrás. As cadeias dos andes formam um incrível panorama de paisagens congeladas e incríveis, dignas dos países ao norte. A diferença é que tudo isso está aqui pertinho de você, no Peru.

Se você gosta de trilhas é uma pedida perfeita. As paisagens nas horas douradas estão entre as mais incríveis do mundo, com lagos de montanha e atmosfera dramática. Os locais são razoavelmente acessíveis em Huaraz, Huayhuash e Ausangate com algumas horas de caminhada, e até algum acampamento.

De quebra é possível visitar localizações mais turísticas como Machu Picchu, o lago Titicaca e outros locais históricos como Ollantaytambo se você é mais de cultura, povos e história. O custo da viagem é relativamente baixo, com voos frequentes e rápidos e hospedagem com um preço bem mais em conta do que lá fora.

A montanha arco-íris em Vinicunca, Andes Peruanos - Unsplash

Patagônia Argentina (Argentina)

A patagônia é meu lugar favorito na américa do sul para fotografar. A parte argentina é rica em paisagens e fotografias incríveis, comida excelente e preços moderados. Essa localização ficou muito famosa entre os exploradores e fotógrafos depois que ganhou alguns prêmios fotográficos por suas montanhas exóticas, geleiras e clima tempestuoso.

Aqui, você pode explorar as trilhas do Parque Nacional dos Glaciares em El Chaltén, point certo para os fotógrafos de paisagens do mundo. As paisagens de El Calafate e Ushuaia também são paradas certa se você quer esticar o roteiro, e explorar mais a comida e as trilhas acessórias da região.

O Voo do Brasil para a Patagônia é relativamente rápido e barato comparado aos locais gringos e certamente você não vai se arrepender com os preços de hospedagem e alimentação. Basta procurar direitinho que pelo menos as montanhas e a neve você vai achar sem precisar cruzar a linha do equador!

Famosa Laguna de Los Tres no Parque Nacional dos Glaciares, El Chaltén - Unsplash

Patagônia Chilena (Chile)

De novo, não podia faltar a Patagônia, mas dessa vez do lado chileno da fronteira. Aqui a grande pedida é o Parque Nacional de Torres del Paine com suas incríveis montanhas que parecem ter saído do livro do Senhor dos Anéis. Há trilhas magníficas para serem desbravadas, e algumas tão fáceis que você não vai nem acreditar no custo/benefício para fotografar e estar em contato com a natureza.

Se você tem mais tempo e fôlego, tem o circuito “W” e o circuito “O” dentro do parque. Se você está só de passagem, ou então quer algo mais relax, aproveite as pequenas trilhas em volta dos pontos de parada do parque, principalmente nas horas mágicas. Pode ser até que você aviste um Puma!

Para chegar aqui você pode ir direto de El Calafate de carro ou ônibus ou então da cidade de Punta Arenas. Não é tão caro quanto uma viagem para a Europa ou América do Norte, mas as hospedagens podem ser um pouco puxadas se você resolver ficar dentro do parque.

Caminho pelo Parque Nacional Torres del Paine, Patagônia Chilena - Unsplash

Lagos Chilenos e Rota dos Parques da Patagônia (Chile)

Os lagos chilenos e a Rota dos Parques da Patagônia são um lugar que ainda não está muito explorado principalmente por ser um pouco fora da rota normal. Nós brasileiros já conhecemos (pelo menos de falar) bem Bariloche, e os lagos chilenos são logo ali do lado a poucas centenas de quilômetros, com paisagens andinas incríveis.

O que mais impressiona é a quantidade de vulcões do lugar, principalmente com o imenso Osorno, ao lado das cidades de Puerto Montt e Puerto Varas no Chile. Se você ainda tiver aquele brio aventureiro e quiser descer a Rota dos Parques da Patagônia de carro, é uma baita jornada. Aqui, você pode passar por um punhado de parques, com fotos certas e muita aventura.

O acesso de avião até os lagos chilenos é bem tranquilo, por meio da cidade de Puerto Montt, e dali você pode descer toda a Carretera Austral com detalhes. As hospedagens também podem ser achadas com preços razoáveis, bem como a comida.

Vulcão Osorno, com os Saltos de Petrohué no primeiro plano - Unsplash

Atacama (Chile)

Esse é um lugar que está na lista para visitar com promessa de grandes fotos e acesso relativamente fácil e barato. O Deserto do Atacama é um oásis para quem gosta de fotografia noturna e fotografia de paisagens sem detonar o bolso.

Há varias lagunas e montanhas para explorar na região, e de quebra se você tiver uma graninha a mais pode passar pelo famoso Salar de Uyuni na Bolívia para mais fotos incríveis. Geralmente a rota mais comum é pegar um voo para Santiago e depois para Calama e ir de ônibus, ou carro até São Pedro do Atacama.

Como em toda a américa do sul os padrões de preços são um pouco menores que na Europa ou América do Norte, mas com o aumento do turismo nessa região, sempre podem ter variações. Não deixe de pesquisar antes e se planeje para economizar mais!

Paisagens incríveis das redondezas de San Pedro de Atacama - Unsplash

Abraços e te vejo na próxima!