Trilha para as Torres de Bonsucesso - Rio de Janeiro
Fizemos uma pequena aventura para a Torre de Bonsucesso, Teresópolis. A região fica bem próxima à capital do Rio de Janeiro (aprox. 2h de carro), e você pode passar pelo Mirante do Soberbo e tomar um café da manhã caprichado antes de partir.
A nossa opção foi exatamente essa: sair com o sol nascendo, tomar um café reforçado para depois chegar e fazer a trilha com o intento de almoçar já lá no topo.
A cabeça da trilha é bem simples de chegar e está marcada no Google Maps. O lugar é espetacular e já dá pra ver as rochas peculiares da cidadezinha. Lembrando que é uma propriedade particular, numa casinha amarela de um casal bastante simpático. O estacionamento custa 20 reais e vale a pena trocar uma ideia com eles para perguntar sobre a trilha e especialmente pedir permissão para acampar lá em cima.
Há duas opções para quem quer fazer a trilha: fazer o bate e volta (reserve umas 6 a 7 horas) ou acampar lá em cima. Optamos por acampar, mesmo sabendo que é acampamento selvagem, ou seja, não tem estrutura de camping, com água, banheiro e espaço sobrando. Sendo assim, levamos aproximadamente 4 horas para subir, com paradas.
A dificuldade da trilha é moderada. Talvez seja mais fácil para quem tem um pouco mais de preparo físico, mas é íngreme e erodida em alguns trechos forçando um pouco mais a barra. Se você é novato, recomendo um guia. Mas, se você já é um pouco mais trilheiro dá para fazer tranquilo sem perrengues.
Os pontos mais interessantes são: O Ferro de Passar (mais ou menos 1550 m de altitude), que é a primeira parada com uma bela vista e depois a subida por um trecho mais fino até próximo à pedra entalada onde acampamos. Dali, mais uma subida você está na Torre Central (Aprox. 1860 m de altitude) que é o cume das Torres.
A maior vantagem de dormir lá em cima é você poder curtir o pôr do sol, descansar, ver uma noite absurdamente estrelada acima das nuvens, ver o nascer do sol e ainda poder atacar a Torre Central depois.
Se você for, respeite as trilhas e as pessoas. Lembre-se que é uma propriedade privada, então se for dormir, peça licença e se informe antes com os donos na propriedade. Tenha também a cultura de não deixar rastros, levando apenas o que você vai trazer de volta e sempre deixando o lugar limpo.
Dê uma olhada no nosso vídeo para curtir a jornada e ver a trilha completa.
Não esqueçam de compartilhar com os amigos para nós fazermos mais conteúdos assim! Um grande abraço e tchau, tchau.