Louis Wolf

View Original

Picos e trilhas para explorar (e fotografar) na região Sudeste do Brasil

Olá, galera! Tudo bem com vocês? As opções de viagem ultimamente estão bastante restritas por conta da pandemia, mas não é por isso que você vai deixar de explorar.

Eu estava acostumado a viajar para lugares mais distantes em busca das montanhas e de trilhas alucinantes, mas se eu te disser que aqui pertinho você tem algumas opções para matar a sua vontade e ainda economizar?

É isso aí, pessoal... Se liga que a gente vai passar os picos mais incríveis para você explorar aqui na região sudeste.

Região da Serra da Mantiqueira

A região da Serra da Mantiqueira abrange os estados de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro e obviamente tem vários picos interessantes para explorar nesses estados.

Alguns deles eu vou detalhar melhor aqui, mas há outros picos fora de grandes parques que valem a pena serem citados, do iniciante ao avançado.

  • Ana Chata e Pedra do Baú – Intermediário

Se você está começando no montanhismo, mas já tem alguma prática com trilhas menores, pode tentar os picos da Ana Chata e Pedra do Baú que ficam bem perto de Campos do Jordão. Esses picos são marcados pelas suas vias ferratas e podem ter um nível de dificuldade intermediário, especialmente se você não está muito em forma ou está com crianças.

Na Pedra do Baú é importante que você vá com um guia e faça a segurança apropriadamente para escalar a via de escadas (ferrata) fixadas na rocha.

No meio da trilha para Ana Chata, mesmo na neblina, ainda há coisas para serem vistas!

  • Bauzinho e Pico Agudo – Iniciante

O Pico Agudo e o Bauzinho podem ser alcançados de carro e depois em uma leve caminhada. Vale a vista para curtir o Alto da Serra Paulista.

  • Serra Fina – Desafiador

Para quem está mais acostumado com caminhadas de longa duração e quer um desafio maior a Serra Fina pode ser uma opção interessante.

Procurada pelos experts, a Serra Fina fica entre São Paulo e Minas, próxima à Passa Quatro. Essa travessia de montanha tem mais de 2 km de sobe e desce e o ambiente é castigante, misturando frio, calor e escassez de água.

Aqui você vai passar pela Pedra da Mina, 4° pico mais alto do país.

Claro que quanto maior o desafio, maior a recompensa, então não esqueça de se informar devidamente e procurar um guia especializado se for sem conhecimento prévio do local.

  • Pico dos Marins – Intermediário a Avançado

O Pico dos Marins é uma opção intermediária a avançada que você pode escolher se quiser alguma emoção, mas sem grandes dificuldades como na Serra Fina. Fica próximo à Cruzeiro no estado de São Paulo. Aqui a trilha não é muito longa (aprox. 5 km), mas não é muito indicado para pessoas que não estão muito acostumadas a subidas íngremes por pedras.

Parque Nacional do Itatiaia

Vamos agora falar um pouco sobre outro pico que fica entre os estados do Rio e Minas, e pertinho de São Paulo: O Parque Nacional do Itatiaia.

No Parque Nacional do Itatiaia você pode curtir altas trilhas com um clima bem ameno, e é bastante famoso pelo Pico das Agulhas Negras, também um dos locais mais altos do Brasil, e o mais alto do Rio de Janeiro.

  • Pedra do Sino, Prateleiras e Pico das Agulhas Negras - Avançado

Os destaques aqui no Parque Nacional do Itatiaia ficam com a Pedra do Sino, Prateleiras e Pico das Agulhas Negras, que são locais que exigem uma certa destreza e prática daqueles que já praticam trilhas e um pouco de montanhismo. É necessário um guia, caso você seja marinheiro de primeira viagem, e alguma segurança adicional se você quer se aventurar nesses picos.

  • Circuito dos Cinco Lagos e Base das Prateleiras – Intermediário

Para aqueles que estão ainda começando, o Circuito dos Cinco Lagos é uma caminhada de 11km que começa na entrada do Parque. Nesse circuito você pode visitar o cume da Pedra do Altar, décimo primeiro ponto mais alto do Brasil.

A Base das Prateleiras também é razoavelmente fácil de se chegar se você é um trilheiro intermediário. Excelente local para desenvolver um pouco mais as habilidades e a coragem!

Parque Nacional do Caparaó

O Parque Nacional do Caparaó fica na divisa de Minas e Espírito Santo, próximo à cidade de Caparaó, e é a casa do famoso Pico da Bandeira.

  • Pico da Bandeira - Avançado

Esse pico é, também, para aqueles que querem se aventurar um pouco mais em uma caminhada de um pouco mais de 13km. O ganho de elevação é de quase 1km, o que pode ser um desafio se você não fizer o famoso “devagar e sempre”. Muitas pessoas fazem a longa rota para pegar o nascer do sol no pico, partindo do acampamento do Terreirão.

O Pico da Bandeira é lendário por ter sido considerado o maior do Brasil por um tempo. Hoje, ele é o Terceiro Maior, atrás do Pico da Neblina e do 31 de março, na fronteira com a Venezuela.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Parque Estadual Três Picos

O famigerado PARNASO fica na região serrana do Rio de Janeiro e abarca vários municípios como Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. O Parque Três Picos fica logo ao lado, próximo ao município de Nova Friburgo.

Ambos os parques são excelentes opções para incontáveis trilhas, escaladas e fotografias do básico ao avançado.

No PARNASO você pode se aventurar nas trilhas até os Portais de Hércules (Intermediário), ou fazer a travessia Teresópolis/Petrópolis (Desafiador).

No PETP dois points bem top são: Pico da Cabeça de Dragão (Intermediário) e as Torres de Bonsucesso (Intermediário). Você pode conferir aqui o nosso post e vídeo sobre as incríveis torres!

Torres de Bonsucesso em seu esplendor.

As vistas de ambas são incríveis e vale até uma jornada para ver o nascer ou o por do sol por cima das nuvens!

Nesse post queríamos apenas colocar um cardápio para vocês. Conforme formos explorando esses lugares, vamos colocar posts mais específicos com fotos, relatos e mapas.

Vejo vocês no próximo. Tchau, tchau!

Your browser doesn't support HTML5 audio

Picos e trilhas para explorar (e fotografar) na região Sudeste do Brasil Luiz Carlos Junior