Picos e trilhas para explorar (e fotografar) na região Sudeste do Brasil

Olá, galera! Tudo bem com vocês? As opções de viagem ultimamente estão bastante restritas por conta da pandemia, mas não é por isso que você vai deixar de explorar.

Eu estava acostumado a viajar para lugares mais distantes em busca das montanhas e de trilhas alucinantes, mas se eu te disser que aqui pertinho você tem algumas opções para matar a sua vontade e ainda economizar?

É isso aí, pessoal... Se liga que a gente vai passar os picos mais incríveis para você explorar aqui na região sudeste.

Região da Serra da Mantiqueira

A região da Serra da Mantiqueira abrange os estados de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro e obviamente tem vários picos interessantes para explorar nesses estados.

Alguns deles eu vou detalhar melhor aqui, mas há outros picos fora de grandes parques que valem a pena serem citados, do iniciante ao avançado.

  • Ana Chata e Pedra do Baú – Intermediário

Se você está começando no montanhismo, mas já tem alguma prática com trilhas menores, pode tentar os picos da Ana Chata e Pedra do Baú que ficam bem perto de Campos do Jordão. Esses picos são marcados pelas suas vias ferratas e podem ter um nível de dificuldade intermediário, especialmente se você não está muito em forma ou está com crianças.

Na Pedra do Baú é importante que você vá com um guia e faça a segurança apropriadamente para escalar a via de escadas (ferrata) fixadas na rocha.

No meio da trilha para Ana Chata, mesmo na neblina, ainda há coisas para serem vistas!

No meio da trilha para Ana Chata, mesmo na neblina, ainda há coisas para serem vistas!

  • Bauzinho e Pico Agudo – Iniciante

O Pico Agudo e o Bauzinho podem ser alcançados de carro e depois em uma leve caminhada. Vale a vista para curtir o Alto da Serra Paulista.

  • Serra Fina – Desafiador

Para quem está mais acostumado com caminhadas de longa duração e quer um desafio maior a Serra Fina pode ser uma opção interessante.

Procurada pelos experts, a Serra Fina fica entre São Paulo e Minas, próxima à Passa Quatro. Essa travessia de montanha tem mais de 2 km de sobe e desce e o ambiente é castigante, misturando frio, calor e escassez de água.

Aqui você vai passar pela Pedra da Mina, 4° pico mais alto do país.

Claro que quanto maior o desafio, maior a recompensa, então não esqueça de se informar devidamente e procurar um guia especializado se for sem conhecimento prévio do local.

  • Pico dos Marins – Intermediário a Avançado

O Pico dos Marins é uma opção intermediária a avançada que você pode escolher se quiser alguma emoção, mas sem grandes dificuldades como na Serra Fina. Fica próximo à Cruzeiro no estado de São Paulo. Aqui a trilha não é muito longa (aprox. 5 km), mas não é muito indicado para pessoas que não estão muito acostumadas a subidas íngremes por pedras.

Parque Nacional do Itatiaia

Vamos agora falar um pouco sobre outro pico que fica entre os estados do Rio e Minas, e pertinho de São Paulo: O Parque Nacional do Itatiaia.

No Parque Nacional do Itatiaia você pode curtir altas trilhas com um clima bem ameno, e é bastante famoso pelo Pico das Agulhas Negras, também um dos locais mais altos do Brasil, e o mais alto do Rio de Janeiro.

  • Pedra do Sino, Prateleiras e Pico das Agulhas Negras - Avançado

Os destaques aqui no Parque Nacional do Itatiaia ficam com a Pedra do Sino, Prateleiras e Pico das Agulhas Negras, que são locais que exigem uma certa destreza e prática daqueles que já praticam trilhas e um pouco de montanhismo. É necessário um guia, caso você seja marinheiro de primeira viagem, e alguma segurança adicional se você quer se aventurar nesses picos.

  • Circuito dos Cinco Lagos e Base das Prateleiras – Intermediário

Para aqueles que estão ainda começando, o Circuito dos Cinco Lagos é uma caminhada de 11km que começa na entrada do Parque. Nesse circuito você pode visitar o cume da Pedra do Altar, décimo primeiro ponto mais alto do Brasil.

A Base das Prateleiras também é razoavelmente fácil de se chegar se você é um trilheiro intermediário. Excelente local para desenvolver um pouco mais as habilidades e a coragem!

Parque Nacional do Caparaó

O Parque Nacional do Caparaó fica na divisa de Minas e Espírito Santo, próximo à cidade de Caparaó, e é a casa do famoso Pico da Bandeira.

  • Pico da Bandeira - Avançado

Esse pico é, também, para aqueles que querem se aventurar um pouco mais em uma caminhada de um pouco mais de 13km. O ganho de elevação é de quase 1km, o que pode ser um desafio se você não fizer o famoso “devagar e sempre”. Muitas pessoas fazem a longa rota para pegar o nascer do sol no pico, partindo do acampamento do Terreirão.

O Pico da Bandeira é lendário por ter sido considerado o maior do Brasil por um tempo. Hoje, ele é o Terceiro Maior, atrás do Pico da Neblina e do 31 de março, na fronteira com a Venezuela.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Parque Estadual Três Picos

O famigerado PARNASO fica na região serrana do Rio de Janeiro e abarca vários municípios como Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. O Parque Três Picos fica logo ao lado, próximo ao município de Nova Friburgo.

Ambos os parques são excelentes opções para incontáveis trilhas, escaladas e fotografias do básico ao avançado.

No PARNASO você pode se aventurar nas trilhas até os Portais de Hércules (Intermediário), ou fazer a travessia Teresópolis/Petrópolis (Desafiador).

No PETP dois points bem top são: Pico da Cabeça de Dragão (Intermediário) e as Torres de Bonsucesso (Intermediário). Você pode conferir aqui o nosso post e vídeo sobre as incríveis torres!

Torres de Bonsucesso em seu esplendor.

Torres de Bonsucesso em seu esplendor.

As vistas de ambas são incríveis e vale até uma jornada para ver o nascer ou o por do sol por cima das nuvens!

Nesse post queríamos apenas colocar um cardápio para vocês. Conforme formos explorando esses lugares, vamos colocar posts mais específicos com fotos, relatos e mapas.

Vejo vocês no próximo. Tchau, tchau!

Trilhas, ViagemLouis WolfComment