Tudo que você sempre quis saber sobre LONGA EXPOSIÇÃO
Olá, Galera!
Longa exposição para fotografia de natureza: esse é um tópico bastante importante para aqueles que querem dar mais um passo na maestria das fotos de paisagens. Como fazer? Quanto tempo deixar? Quais os equipamentos? E o mais importante... o que não fazer.
Vamos dividir em 4 tópicos bem simples para você entender sem enrolação como fazer uma boa fotografia em longa exposição.
O que é a famosa “longa exposição”
Esse é um assunto bem filosófico: existem fotografias de longa exposição de apenas um segundo e fotografias de minutos, ou até mesmo horas.
Eu considero uma longa exposição quando você, perceptivelmente, captura várias unidades de tempo no mesmo frame. Uma imagem de um carro ou pessoa borrada, uma cachoeira com um aspecto mais fluido e não congelado, e até mesmo uma fotografia do céu noturno onde você pode visualizar a via láctea inteira são fotos de longa exposição.
Para efeitos técnicos eu estou considerando aqui nesse post algo de mais de 1/10 de segundo, onde já posso observar o acúmulo do tempo no meu frame para as minhas paisagens e natureza.
Equipamentos para fazer uma fotografia em longa exposição
Tripés
Você vai precisar de um para fazer as famosas imagens em longa exposição, pelo menos na natureza. Motivo? Você quer que o movimento seja só o da natureza, e não da sua mão tremendo a foto. Sempre que você configura em mais de 1/50s de exposição, dificilmente você vai manter parados os objetos que deveriam estar imóveis, e naturalmente eles vão sair borrados na imagem.
Então, lição aprendida: Use um tripé antes de sequer configurar o tempo de exposição para você fazer sua foto caprichada.
Filtros ND (Neutral Density, ou Densidade Neutra)
Os filtros de Densidade Neutra são uma grande ajuda principalmente se você quer fazer fotografias de longa exposição de dia. Na natureza, quase sempre a iluminação é bastante desfavorável para fazer longas exposições, principalmente em céu aberto.
Lembre-se: mais luz, menos necessidade de deixar o sensor exposto. Então você só tem duas opções: ou reduzir o ISO, ou reduzir abertura para diminuir a quantidade luz sem um filtro de verdade. As vezes, não tem para onde correr e precisamos do filtro, principalmente para exposições de 20 ou 30 segundos.
Os filtros ND funcionam como um “óculos escuros” na frente da lente e podem ser variáveis (que tem uma faixa de regulagem), graduais (que tem um degradê no mesmo vidro), ou normais (sem a regulagem e sem degradê). Cada um serve um propósito e uma cena diferente, mas vou falar disso num próximo post só sobre os filtros. O mais importante é que eles podem te ajudar bastante a escurecer a cena para aumentar o tempo de exposição do sensor.
Quanto tempo deixar a sua longa exposição?
Voltamos a esse papo, né? Mas, ele é bastante importante dependendo do que você quer fazer. Se você quer fotografar cachoeiras com algum nível de detalhe nas águas, recomendo uma longa exposição mais rápida (de 0,5 a 2 segundos). Se quer a água com um aspecto mais esfumaçado, ou de Milk-Shake, recomendo uma longa exposição de 20 a 30 segundos.
A duração da sua longa exposição vai determinar o efeito que vai causar na foto final. Muitos fotógrafos usam 30 ou mais segundos para efeitos de névoa em mares ou lagos, dando uma sensação de placidez e um efeito quase etéreo e mágico.
Para astrofotografias obviamente você precisa de um tempo maior, mas acaba virando uma função da sua distância focal (Regra dos 500).
O que não fazer
Certifique-se que seu tripé está REALMENTE apoiado, pois ventos e pequenos movimentos podem derrubar seu equipamento no chão, e acredite em mim: é a última coisa que você vai querer ver. Quando o tripé está instável, ele vai também estragar a sua longa exposição, provocando pequenos borrados nas áreas onde você quer nitidez total.
Não use o dedo para disparar a foto, ao menos que esteja com o timer ligado. Quando você dispara a foto esse pequeno movimento se transforma em um verdadeiro terremoto na sua imagem quando ela está em modo de exposição mais longa. Então, use um disparador remoto (Cable Release), o celular, ou até mesmo o barato e prático timer em dois segundos. Infalível.
Quer dar uma olhada no nosso vídeo? Clica aí embaixo. Te vejo no próximo post!