O "Kung Fu" da fotografia
Olá pessoal! Ontem aprendi algo surpreendente: Kung Fu e fotografia tem tudo a ver!
Primeiramente, gostaria de explicar o que significa "Kung Fu". Assim como muitos que estão lendo esse post, eu imaginava que essa palavra significasse apenas uma arte marcial, uma modalidade de luta. Porém, descobri que o significado é muito mais amplo e surpreendente.
A palavra Kung Fu, ou Gōngfu (功夫) significa 功 (gōng) "trabalho", "conquista", ou "mérito", e 夫 (fū) pode ser considerada a palavra para "homem". Na filosofia oriental, esse termo se refere a qualquer tipo de esforço, prática ou estudo que requer paciência, energia e tempo. Ou seja, o trabalho árduo que nos leva a habilidade e perfeição.
Quando a pessoa atinge o grau de excelência extrema em alguma coisa (culinária, pintura, música, fotografia, etc.) dizemos que ela tem o Kung Fu para aquilo, em uma analogia ao que muitos também chamam de estado de fluxo (flow) também descrito no livro de Mihaly Csikszentmihalyi.
Juntando as pontas, o que eu gostaria de dizer é que ninguém vira um grande fotógrafo sem prática, paciência, energia e paixão. Os cursos são ótimos e podem ajudar você a descobrir sempre mais, mas o que quero deixar de recado hoje é: busque o seu Kung Fu. Saia, pratique, erre, apaixone-se pela fotografia e finalmente acerte.
Saudações!