Alpes Franceses - Experiências e Dicas de Viagem e Fotografia (Parte II)

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? No nosso último post, falamos sobre os alpes suíços e alguns picos para você aproveitar trilhas e fotografias de natureza com muita qualidade. Nesse aqui, vamos continuar a série e entrar nos alpes franceses que são ali do ladinho e também são tão incríveis quanto.

Na minha roadtrip, após sair da Suíça, meu próximo destino foi a França, chegando pela cidade de Chamonix. A cidade é famosa pelo inverno e suas pistas de ski de altíssima qualidade, mas nós fomos mesmo interessados nas paisagens do começo do outono.

O que me chamou atenção em primeiro lugar na cidade é a combinação de organização, bons lugares para abastecer (mercados e lojas) e os preços camaradas de hospedagem, já que eu estava fora de temporada (em outubro).

Mapeei Chamonix no meu trajeto, pois é uma capital de trilhas e montanhas incríveis. Lá você pode encontrar o Montblanc, a trilha do Lago Branco (Lac Blanc), o Mar de Gelo (Mer de Glace) e as Agulhas do Meio (Aiguille du Midi). Todos bem acessíveis para quem tem uma condição física em dia, e disposição para caminhar em uma leve altitude.

Reservei um apartamento que caberia umas duas famílias, por menos de 350 reais a diária. Considerando o padrão europeu em uma cidade de alto nível, ficou bastante em conta! Ficamos por três dias, mas com mais tempo, recomendo pelo menos 5 a uma semana para você aproveitar as trilhas sem correria.

A cidade é incrível e é a combinação perfeita entre conforto e aventura. Culinária excelente, paz e muita natureza em vistas incríveis das montanhas. Entrando em detalhes para as trilhas, fiz o circuito do Lac Blanc pelas incríveis vistas dos picos, glaciares e do próprio lago que é quase um espelho perfeito em altitude.

A ascensão é de mais ou menos 570 metros e culminando em quase 2400 metros de altitude. Aqui, teve um segredo antes de partir para a trilha: tomei um matchá caprichado para energizar ainda no café da manhã e parece ter dado certo.

O Start desse trecho que fiz foi pelo teleférico de La Flegéres que tem estacionamento e te leva do chão do vale até um ponto onde você pode começar a trilha que é sinalizada o tempo todo.

Alguns trechos são um pouco íngremes, mas o devagar e sempre é fundamental para respeitar o seu ritmo. Ida e volta são aproximadamente 6,5km, então não é tão desafiador se você está com o físico em dia.

Quem quer um pouco de… gelo?

Quem quer um pouco de… gelo?

Tava um pouquinho mais seco que o normal, mas… Lac Blanc!

Tava um pouquinho mais seco que o normal, mas… Lac Blanc!

Além disso, se você é mais aventureiro pode tentar o Tour du Montblanc que começa por aqui. É uma caminhada incrível de mais de uma semana, circulando a montanha pelo território da Itália, França e Suíça. Já está no meu to-do list para fazer!

No mais, se você curte a culinária francesa, a cidade é cheia de excelentes restaurantes. Eu preferi ir aos mercados e lojas locais para comprar muitos vinhos, queijos e frios e comer durante a noite. Além de mais barato, dá aquela vibe legal de descansar enquanto aproveita como um local na sua própria casa.

É isso, galera! Gostou? Compartilha com pelo menos uma pessoa que vai ajudar muita a gente continuar colocando esses conteúdos! Voltamos em breve com mais. Abraços e tchau, tchau!