A trilha para a Geleira Pendurada (Ventisquero Colgante) na Patagônia Chilena
Uma das paisagens mais incríveis do mundo está aqui do seu lado na Patagônia chilena com apenas poucas horas de caminhada, sabia?
Oi, Galera! Meu nome é Luiz Carlos Junior e exploro lugares remotos e paisagens incríveis em mais de 10 anos de experiência em viagens pelo mundo. Meu objetivo é ajudar você também a ir em boa parte desses lugares sem dificuldades, com a minha vivência e aprendizados. Qualquer lugar que eu explore, quero passar essas sensações, emoções e lições para vocês aí também.
Quando falamos de paisagens naturais intocadas as pessoas pensam imediatamente em dias de caminhada com acampamento e muita ralação. Mas, após ler esse post você vai ver que muitos desses locais estão ao seu alcance com a logística certa, um preparo físico básico e poucas horas de caminhada.
Hoje, vamos falar aqui sobre a Geleira Pendurada, um dos picos mais impressionantes do mundo pela combinação de três elementos incríveis da natureza: cachoeiras, montanhas e geleiras imensas.
O mais incrível é que esse pico fica após uma trilha razoavelmente simples de ser feita. Com algum preparo físico é possível percorrer um pouco mais de 5.5 km (2.8 ida, e 2.8 volta) em 300m de elevação até um mirante incrível que apresenta uma das paisagens mais pristinas do globo.
Para chegar até aqui é necessário que você dirija até o Parque Nacional Queulat, na Patagônia Chilena. O Parque é acessível por meio da famosa Carretera Austral (Rota 7), tanto pelo norte por meio das balsas que cruzam a Rota dos Parques da Patagônia e desembarcam na Caleta Gonzalo, como pelo leste e pelo sul, através das cidades de Coihaique e Futalefú, vindo da Argentina. Talvez essa seja a parte mais difícil do trajeto, já que é necessário alugar um carro (a não ser que você contrate um tour) e rodar algumas horas pelas estradas chilenas.
Daí pra frente é só chegar no parque, pagar uma pequena taxa de aproximadamente 40 reais por pessoa (em 2019) e caminhar em um bate volta da trilha pelas encostas da Laguna Témpanos até o mirante. O mapa com o perfil de altimetria e a trilha está logo aqui abaixo.
O trecho mais íngreme é logo no começo. Vá com calma, devagar e sempre, leve comidas energéticas como frutas, barrinhas, carboidratos e uma boa garrafa d’agua. Logo após a primeira subida, você vai andar em um trecho quase plano até o final onde a vista vai se descortinar em algo surreal. Não dá vontade de ir embora.
Se você estiver bem preparado, essa trilha vai durar apenas meio período ida e volta (no máximo 3 horas), com direito a parada para fotos.
Lembre de usar meias confortáveis, botas resistentes à água, com sola aderente, e pronta para pisar na lama, e vista-se de acordo com o clima. É sempre bom checar a previsão do clima para levar aquele casaco e calça impermeável se necessário.
Se você está em rota pela Carretera eu recomendo o incrível El Pangue Lodge, onde fiquei. Há natureza e trilhas dentro da propriedade com muita paz e tranquilidade!
Querem ver mais no nosso vlog? Clica aí embaixo que nós já fomos e contamos. Espero que tenham gostado e vejo vocês na próxima trilha!