5 ideias incríveis de “Como superar seus limites internos” de Steven Pressfield

Olá, Aprendizes. Tudo bem?

Nesse conteúdo, vou trazer a vocês o incrível livro “Como superar seus limites internos” de Steven Pressfield. Esse livro certamente me ajudou a subir um nível na minha vida pessoal por meio de afirmações firmes e motivantes.

É uma pena não fazer um conteúdo maior aqui sobre essa fantástica leitura, mas vou confiar aqui cinco frases que captam o espírito do que eu gostaria de passar para vocês.

Primeira frase

Regra prática: quanto mais importante uma chamada ou ação é para a evolução de nossa alma, mais resistência sentimos em persegui-la.

Essa frase é o nosso abre alas aqui, e é incrível por si só. Pressfield fala muito sobre a resistência ser o nosso maior inimigo, e deixa bem claro que sempre que a sentimos é uma dica de que devemos seguir ou experimentar esse caminho.

Eu sou fotógrafo de natureza há 7 anos e lembro que quando comecei sentia um medo incrível de ousar nos locais que eu visitava por uma série de limitações que eu mesmo impus. Elas simplesmente não existiam, ou então, poderiam ser facilmente contornadas!

Então, fica a dica, aprendizes: Sempre que você sentir aquela vontade incrível de começar um projeto novo, falar que gosta de alguém, seguir em frente... FAÇA! A resistência é só os seus limites interiores boicotando o seu verdadeiro caminho.

Segunda frase

O paradoxo parece ser, como Sócrates demonstrou há tempos atrás, que o indivíduo verdadeiramente livre é livre só na medida da sua automaestria. Enquanto aqueles que não governam a si mesmos estão condenados a encontrar mestres para governa-los.

É por isso que eu acredito na automaestria. Se cada um de nós perseguir fervorosamente esse caminho da virtude, imagina o quanto o mundo poderia ser melhor?

Constantemente culpamos o governo, as instituições, as empresas, os chefes, a família, pelos nossos fracassos. Mas, pense: Como seria conseguir ser o capitão do seu destino, o chefe da sua vida por meio de hábitos incríveis que trarão saúde plena, riqueza e consciência elevada.

Óbvio que muitas pessoas precisam de ajuda nesse processo, mas é necessário primeiro o desejo interno de mudar para que se veja o caminho.

Da mesma forma, muitos tem medo de colocar a vida no modo manual e perseguir o caminho de conhecimento. Quando você está no piloto automático infelizmente vai se tornar escravo das circunstâncias.

Terceira frase

Alguém um dia perguntou a Somerset Maugham se ele escrevia com uma determinada regularidade ou só quando aparecia a inspiração. Ele respondeu: “Eu escrevo apenas quando a inspiração aparece. Felizmente ela aparece todo dia às nove da manhã em ponto”

Aqui vai um conselho para aqueles que odeiam a rotina e regularidade: “Disciplina é o que faz os profissionais”.

Essa pergunta foi a que mais me tocou na obra de Pressfield: Você sabe qual a diferença entre um amador e um profissional?

A palavra amador vem daquele que “ama” fazer. Mas, segundo Pressfield, amar não é o suficiente para se tornar um profissional. O amador é meio que um apreciador de um hobby, um praticante casual. O profissional, pelo contrário, tem compromisso, regularidade e disciplina em fazer, faça chuva ou faça sol.

Veja os atletas de alto desempenho e os escritores famosos: A disciplina é tão grande que não importa as circunstâncias, o resultado estará lá menor ou maior. A resistência interior é praticamente nula!

Quarta frase

Existe um outro segredo que os profissionais de verdade sabem, que os amadores não: Quando sentamos todo dia e fazemos nosso trabalho o poder se concentra em torno de nós... Quando sentamos e trabalhamos, nos tornamos um imã que atrai ideias e insights.

Essa frase tem tudo a ver com a anterior, e Pressfield traz o conceito da Musa Inspiradora que as vezes falamos por aí.

As musas eram entidades mitológicas a quem eram atribuídas a capacidade de inspirar a criação artística ou científica. Daí veio a palavra Museu, que é o local de cultivo e preservação das artes e ciências. Pressfield fala uma coisa muito interessante em seu livro que é: “Quando sua musa vier, é melhor que ela te encontre trabalhando!”

Então, aprendizes... a disciplina de fazer pelo menos um porcento todos os dias traz em si uma aura mágica que nos permite alcançar esse nível superior das ideias, realizações e inspirações incríveis.

Quinta e última frase

Tudo o que você pode fazer, ou sonhar que pode, comece. A ousadia tem genialidade, magia e poder. Comece agora. - W. H. Murray, The Scottish Himalayan Expedition

Murray foi um grande aventureiro e obviamente uma inspiração para mim. O fato de você acreditar naquilo que você quer e colocar uma quantidade de energia constante naquilo é o que faz a mágica acontecer.

Eu vejo muitos criticarem pessoas que hoje viraram grandes expoentes aqui nas redes sociais... Óbvio que elas podem não ser as mais geniais e habilidosas do mundo no que elas resolveram falar, mas, elas tiveram o poder de ousar e de começar... e acabaram logrando sucesso nas suas empreitadas!

Então, nosso recado final é: apenas comece. Faça e desapegue dos resultados que eles cuidarão de si mesmos.

É isso, aprendizes! Espero que tenha ajudado um pouco vocês aí na jornada. Vejo vocês no próximo nível!