Expedição Pantanal - Ep.2 - Mistérios da Serra do Roncador

No post passado ficamos três dias em meio às belezas incríveis da Chapada dos Veadeiros, destino incrível não só para aqueles que buscam natureza selvagem, mas também experiências além.

Mas, agora que a Chapada era passado na nossa expedição, rumamos para um destino desconhecido por muitos, mas precioso para muitos exploradores e ícones internacionais: Barra do Garças.

Para entender melhor a história que paira em Barra, precisamos começar a nossa história com um nome. Coronel Percy Fawcett.

O Coronel Percy Harrison Fawcett foi um arqueólogo e explorador britânico que desapareceu em uma expedição iniciada na Serra do Roncador, próximo a Barra do Garças. Muitos dizem que sua figura inspirou a lenda e filmes de Indiana Jones. A cidade de Barra é permeada pelas lendas do coronel e tem até uma estátua em homenagem a sua obra e bravura.

Em 1925 ele e seu filho mais velho, Jack Fawcett saíram em uma missão em busca de resquícios de uma civilização perdida, a cidade de "Z" nessa região. Um filme famoso homônimo até foi feito com esse tema, contando a história.

Após tomar conhecimentos de lendas antigas e estudar registros ancestrais, Fawcett estava convencido que essa cidade realmente existia e se situava em algum lugar do estado do Mato Grosso, mais precisamente dentro da Serra do Roncador. Curiosamente antes de partir ele deixou uma nota dizendo que, caso não retornasse, nenhuma expedição deveria ser organizada para resgatá-lo.

Durante as décadas seguintes, foram organizadas várias expedições de resgate, porém nenhuma obteve resultado positivo. Tudo o que conseguiram foram coletar histórias dos nativos. Alguns disseram que eles foram mortos por indígenas hostis ou que animais selvagens os atacaram.

Lendas existem na própria cidade de Barra, que aqueles que entram nos confins do Roncador, não retornam. Ou pelo menos não retornam sãos.

Para entrar nessa parte da Serra do Roncador, conhecemos o Maurinho. Maurinho é uma pessoa excepcional e foi nosso guia pelas trilhas mais externas. Ele é o proprietário da parte onde nos aventuramos e tem um extenso conhecimento do lugar e também das lendas. Suas histórias são no mínimo incríveis, e ele já foi visitado por desde o Globo Repórter até o próprio Neil Armstrong, o primeiro homem a pousar na lua.

Com suas próprias palavras aqui eu encerro a minha parte aqui:

“Você não escolhe vir ao Roncador, mas ele escolhe as pessoas que vem até aqui.”

Veja o vídeo e sinta a magia do Roncador.