Expedição Pantanal - Ep.1 - Chapada dos Veadeiros
Pantanal. Um lugar mítico incrustado no coração da América do Sul onde uma explosão incrível de vida se torna presente e pulsante.
Era nosso sonho ir até lá há vários anos. Mas, só nesse momento, olhando mais para as maravilhas do nosso Brasil, tivemos coragem de colocar esse plano em prática. Em 16 dias de carro passamos por lugares incríveis e nessa série estamos contando essa história para vocês.
Na primeira parte da nossa viagem, na Chapada dos Veadeiros, tivemos experiências incríveis com as paisagens e cachoeiras abundantes, apesar da forte seca. O clima quente e as queimadas tornaram mais desafiadora a nossa jornada, mas não foram um impedimento para fotografias e trilhas fora do comum na cidade dos ETs.
Após 13 horas de viagem do Rio de Janeiro, chegamos à pequena Paracatu, MG, já próximo à Goiás. Nosso plano inicial era chegar a Brasília, mas sem pressa, resolvemos parar um pouco para descansar e já partir para a Chapada.
Chegamos no dia seguinte na parte da tarde após aproximadamente 5 horas de viagem de Paracatu a Chapada dos Veadeiros. Nosso primeiro programa foi visitar as atrações mais tranquilas como as Cachoeiras Almécegas. Sem mistérios. Só achar no Google Maps e seguir as indicações após estacionar no local.
A parte mais interessante (e cansativa) da nossa jornada seria no próximo dia, onde iríamos explorar a trilha até o Mirante da Janela. Começamos bem cedo, no primeiro horário permitido para fazer a trilha sem guias (8:00).
A trilha não era pesada, mas o calor intenso e o clima seco foram um grande obstáculo para superar, especialmente na volta. Não esqueça de levar água em abundância, roupas leves e protetor solar.
Finalmente, reservamos o último dia para visitar a trilha das Cataratas dos Couros. Apesar do caminho por estrada de terra de carro, não tivemos grandes dificuldades em chegar e estacionar na cabeça da trilha. Ficamos realmente maravilhados com o silêncio e a beleza do local, culminando no final na majestosa Almecegas 1000.
Almoçamos na vila de São Jorge e voltamos para a casa. Nos restou como Gran Finale um dos cartões postais da Chapada: O Jardim de Maytrea. Aqui, optamos ir no final da tarde para uma iluminação mais branda na paisagem, e para evitar o calor.
Essa foi a nossa primeira parte da jornada, na Chapada. O próximo destino agora seria a mítica Serra do Roncador com seus mistérios.
Confira o vídeo abaixo e nosso próximo post para mais!